sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DIA DE FINADOS - 02.11.2012


REFLEXÕES A PROPÓSITO DO DIA DE FINADOS

Caros Confrades,

A comemoração dos fiéis defuntos, celebrada nesta sexta feira, nos remete a um tema que o antigo catecismo chamava de 'novíssimos': morte, juízo, inferno, paraíso. O evangelho lido na missa de hoje é aquela conhecida narração de Mateus, ilustrando a vinda gloriosa de Jesus, no final dos tempos, rodeado de anjos e ao som de trombetas, mandando todos fazerem fila, uns à direita (as ovelhas) e outros à esquerda (os cabritos).

Esta narrativa foi visualizada por diversos artistas, ao longo dos tempos, sob as mais variadas formas em obras de arte memoráveis, todas buscando retratar o juízo final segundo o relato evangélico. No entanto, é o caso de perguntarmos: será realmente assim com essa forma teatral o julgamento final da humanidade? Ou será que cada um que chega ao final do bom combate, como diz São Paulo, vai logo se encontrando com o divino Julgador e recebendo sua sentença? Será esse julgamento realizado logo em seguida à morte ou teremos de aguardar por 'um dia em que Jesus há de voltar' e mandar todos os mortos saírem das sepulturas?

Ao meu ver, a resposta as essas indagações dependerá do modo como compreendemos a eternidade. Há um costume cultural de se tentar descrever as realidades eternas com o mesmo esquema espacio-temporal das realidades terrenas. É o que eu chamo de visão antropomórfica da eternidade. Mas se nós imaginarmos que a eternidade é o oposto da temporalidade, iremos perceber que o eterno está fora do tempo e assim na eternidade não se passam dias, meses e anos, como acontece na dimensão temporal. Eternidade é o presente permanente, não há nem passado nem futuro. Na vida terrena, nós temos o antes, o agora e o depois; na eternidade, tudo é agora, sempre agora. É impossível imaginar como seria esse agora permanente, mas o fato é que, ultrapassado o portal da matéria, o tempo não mais existe.

Se nós raciocinarmos assim, iremos concluir que a narrativa do evangelista Mateus é uma descrição metafórica de uma realidade sobrenatural, que não pode ser interpretada literalmente. O que está ali descrito representa um modo cultural de repassar a ideia do julgamento a que cada um irá se submeter, ao terminar o seu curso terreno, quando deverá prestar contas dos talentos recebidos. Não significa um 'roteiro' antecipado do que irá suceder. Alguém poderia contestar dizendo que foi Jesus quem afirmou aquilo. Ora, na verdade, Jesus falou tudo o que está nos evangelhos, é o que a Igreja crê, e Jesus não poderia falar diferentemente, porque aquelas pessoas não iriam entender. Mas Jesus também disse que falava sempre em parábolas, portanto, devemos compreender essas afirmações parabolicamente.

Vamos imaginar como seria este episódio conforme está escrito, literalmente. Jesus virá em sua glória sentado no seu trono. Em que local ele iria aparecer? Na Palestina, onde ele veio um dia? Na Europa, onde está o Papa? No Brasil, a maior nação católica do mundo? Em qualquer lugar que seja, como será possível fazer filas com tanta gente? E as pessoas que residem em outras localidades, como iriam se deslocar? A população atual da terra é da ordem de 6 bilhões de pessoas e está sempre crescendo. Se isso fosse hoje, contando ainda com os mortos que iriam sair dos sepulcros, haveria espaço para caber tanta gente? Só por essas breves indagações, dá pra perceber que é inviável a realização do juízo final exatamente da forma como está descrito no evangelho, ou seja, a narrativa de Mateus é simbólica, não fatual. Então, temos que imaginar alternativas de como será esse 'dia'.

Seguindo a linha de raciocínio que expus acima, no sentido de que a eternidade é o oposto da temporalidade, então devemos imaginar que o julgamento final não ocorrerá num 'certo dia no futuro', como o texto bíblico literalmente dá a entender. Isso porque na eternidade, não há hora, nem dia, nem mês, nem ano, portanto, o mais razoável de se pensar é que logo em seguida à morte, cada um se apresenta diante de Deus e recebe a sua sentença, pois Deus já nos terá julgado, como de fato, Ele nos julga constantemente. Não há 'um dia' para isso, pois essa expressão, nesse contexto, deve ser compreendida como o agora permanente da eternidade.

Há ainda outra consideração a fazer, uma reflexão feita pelo Padre que celebrou a missa hoje na Igreja da Glória (Padre Julio César), com a qual em concordo plenamente. Lembremo-nos das referências sobre os critérios de julgamento, quando Jesus disse: eu tive fome e me deste (ou não me deste) de comer; eu tive sede e me deste (ou não me deste) de beber, etc... e conclui: todas as vezes que fizestes (ou deixastes de fazer) isso a um desses pequeninos, foi a mim que fizeste (ou que negaste), dependendo se está se referindo às ovelhas ou aos cabritos. Sobre isso, disse o Padre: Deus não vai perguntar quantas missas você assistiu, quantos terços você rezou, quantas vezes você comungou, quantas orações por dia você fez, quantas confissões você fez, etc... todas essas práticas são ótimas e recomendadas, no entanto, elas devem se complementar com a prática da caridade. Em resumo, Deus vai nos perguntar como foi a nossa caridade para com o próximo. Isso significa que milhares de missas, milhares de comunhões, milhares de terços e orações rezadas durante a vida, se não forem acompanhadas da ação caritativa, de nada adiantaram.

Meus amigos, isso é muito sério, isso nos põe um questionamento sobre o 'modelo' de prática religiosa que adotamos. Estamos olhando apenas para o alto? A nossa religião é exclusivamente uma comunicação com Deus? Ou olhamos para a frente e vemos Deus nos irmãos, e nos comunicamos com Deus através dos irmãos? Houve uma prática pedagógica religiosa do passado, que ainda está na cabeça de muitas pessoas que se dizem católicas, que compreende a religião apenas como uma devoção a Deus, a Maria, aos santos, aos anjos e arcanjos e termina por aí. A piedade só existe dentro do templo, a religião só é vivida individualmente, eu e Deus e isso basta. Vejamos bem que Jesus foi muito duro quando os 'cabritos' perguntaram: Mestre, quando foi que te vimos com fome e não te demos de comer, com sede e não te demos de comer, enfermo e não te visitamos? E ele respondeu: foi quando deixastes de fazer isso com os irmãos.

Portanto, meus amigos, esqueçamos essa teatralização do juízo final, procurando descobrir a verdadeira mensagem de Cristo transmitida através dessa encenação simbólica, pois o que Ele nos diz pode ser resumido em duas verdades: 1. Todos irão prestar contas ao Pai daquilo que receberam e do modo como fizeram uso disso. 2. O critério pelo qual nós seremos julgados é exatamente aquilo que Ele ensinou no novo mandamento, a saber, amar a Deus e aos irmãos. Nós seremos julgados pela medida do amor. Se vai haver um troar de trombeta no céu, se Ele vai aparecer brilhante e majestoso, se os mortos sairão das tumbas, se haverá duas grandes filas, etc... tudo isso é a roupagem metafórica da verdade mais elevada que Ele quis transmitir: o julgamento pela medida do amor. Ou seja, ele já disse qual é a Lei suprema e todos nós já a conhecemos. Não haverá surpresas de última hora, não haverá improvisações ou enganações. Tudo já está estabelecido.

A nossa grande esperança é que o Pai, conhecendo as nossas fraquezas, como justo Juiz irá avaliar não o que dizemos e fazemos, mas a nossa consciência, a nossa personalidade mais profunda. Nós até podemos enganar os outros, mas a Deus ninguém engana. E na Sua infinita misericórdia, Ele saberá atribuir a cada um a merecida recompensa. Certo dia, eu li uma mensagem escrita por um Padre, a qual me trouxe uma luz intelectual muito importante. Ele disse que a Igreja afirma que existe o inferno, mas não afirma que existe alguém lá, porque isso é mistério que só a Deus cabe conhecer. Já disse São Paulo: onde abundou o pecado, superabundou a graça (Rm 5, 20). Por que haveríamos de temer Aquele que sabe tudo de nós desde sempre? A incerteza é apenas da nossa parte, porque para Ele, tudo já está perfeitamente esclarecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário