domingo, 12 de maio de 2013

COMENTÁRIO LITÚRGICO - DOMINGO DA ASCENSÃO - AS NOVAS REDES - 12.05.2013


COMENTÁRIO LITÚRGICO – DOMINGO DA ASCENSÃO - AS NOVAS REDES – 12.05.2013

Caros Confrades,

Celebramos neste domingo a festa da Ascensão do Senhor, prorrogado para o domingo seguinte ao próprio dia, a quinta feira anterior, dentro do acordo da CNBB com o governo acerca dos feriados religiosos. Neste domingo, coincide com o dia mundial das comunicações sociais, levando-nos a refletir sobre as novas redes sociais que, conforme recomendação do Papa Bento XVI, devem ser utilizadas como os novos canais da evangelização.

Na primeira leitura, retirada dos Atos dos Apóstolos, como acontece em todos os anos neste domingo, lê-se o trecho inicial (At 1, 1-11), no qual o escritor sagrado narra a subida de Jesus ao céu, após despedir-se dos apóstolos. Coincidentemente, a leitura do evangelho de hoje é retirada do mesmo escritor dos Atos, o médico São Lucas e, se observarmos com atenção os dois textos, veremos que ele comete uma pequena incoerência acerca dos detalhes que cercam a ascensão de Jesus. Em At 1, 4 e 1, 9, ele escreveu: “Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: 'Não vos afasteis de Jerusalém … Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao céu, à vista deles.” São Lucas gosta muito de falar nos detalhes das cenas que descreve, mas desta vez ele (parece) se esqueceu do que havia escrito no evangelho (Lc 24, 50-51): “Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu.” Se fossem escritos de diferentes autorias, esta inconsistência narrativa seria melhor compreendida, mas visto que são textos do mesmo autor, fica mais dificil de explicar. No entanto, eu chamo a atenção disso apenas por uma questão de análise textual, pois na verdade, isso não altera o conteúdo da mensagem: Ele subiu ao céu depois de passar mais um tempo (40 dias) após a sua morte reforçando a catequese com os seus discípulos, para que eles entendessem melhor a doutrina que iriam pregar.

Um fato que me vem à mente, associado a esse contexto, é que os seguidores do espiritismo utilizam essa narração dos Atos para confirmar a sua crença de que, após a morte, o “espírito” não vai logo para a sua morada eterna, mas ainda passa algum tempo (tempos diferentes, de acordo com as necessidades de cada um) numa situação intermediária em que já não tem mais corpo material, mas ainda não chegou ao nivel espiritual mais elevado. Provavelmente, seria isso que possibilitaria que algumas pessoas “vejam os espíritos” dos mortos, porque eles ainda estão na situação vacante, ainda não fizeram a viagem definitiva até o outro mundo. Teoricamente, isso significaria que a “missão” daquela pessoa ainda não terminou, assim como a missão de Cristo não teria terminado e por isso ele necessitava ficar aparecendo e ensinando ao seu grupo. Na minha opinião, trata-se de uma simples acomodação do texto a uma posição doutrinária diversa e considero o argumento uma mera coincidência. Eu não creio que cada pessoa tenha uma “missão” e que essa deva ser sempre terminada, sob pena de não poder o seu responsável desvincular-se completamente do mundo terreno enquanto não a concluir. Essas teorias reencarnacionistas são muito antigas, anteriores até ao cristianismo e, provavelmente, Cristo as conhecesse. Entre os gregos, havia defensores dessa doutrina, como os pitagóricos e os órficos. Porém, Cristo nunca se referiu a essa possibilidade nos seus ensinamentos e nem existe referência a isso nas cartas de Paulo, que era o mais entendido de cultura grega entre os escritores sagrados. Penso que a missão de Cristo era única e o seu exemplo não pode servir de modelo para algo que ele nunca ensinou.

Ainda outro fato que está associado à festa da Ascensão diz respeito a um trecho conclusivo do escritor sagrado Lucas, quando ele escreveu (At 1, 11): “Apareceram então dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: 'Homens da Galiléia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu.” Entra em ação, outra vez, o detalhismo de Lucas, percebam: dois homens vestidos de branco. Ele nem diz que são dois anjos, mas por terem saído das nuvens e estarem trajando branco, a tradição entendeu sempre que são dois anjos. Isso foi assim costumeiramente interpretado pelos diversos pintores medievais, nos seus quadros de arte sacra. Mas o que eu quero chamar a atenção também é para o outro detalhe: “Ele virá do mesmo modo como o vistes subir.” Por causa deste detalhe, muitos pintores da arte sacra têm mostrado Jesus, com um semblante glorioso, descendo do céu para julgar a humanidade, no final dos tempos. Contudo, de acordo com as interpretações mais recentes dos biblistas, essa descrição deve ser entendida metaforicamente, não do modo como está escrito. Esta descrição corresponde ao modo como os primeiros cristãos entendiam a mensagem de Jesus, quando Ele disse que retornaria para julgar a todos. Por causa dessa compreensão do fato e por causa dessa descrição de Lucas, muitos cristãos dos primeiros tempos viviam na expectativa de ver Jesus voltando já naquela época. São Paulo até adverte os cristãos de Tessalônica (II Tes 2, 1-12) para que ninguém queira adivinhar o dia em que o Senhor voltará. Isso porque alguns cristãos primitivos, achando que Jesus estava quase para vir, deixaram até seus trabalhos e ficavam o dia ociosos só esperando a volta de Jesus. Havia, dentre alguns, esse entendimento de que Ele estava para retornar em breve e muito provavelmente o evangelista Lucas transferiu essa ideia para o seu texto. A interpretação atual é de que cada fiel é que vai encontrar-se com o Julgador por ocasião da sua passagem, não havendo um determinado dia, no qual todos os vivos e mortos fariam tal apresentação. Apesar disso, a forma tradicional de interpretar essa passagem de Lucas ainda é amplamente majoritária.

A respeito das novas redes do mundo contemporâneo, fazendo uma paráfrase com as redes dos apóstolos pescadores, veio em boa hora a sugestão do Papa para que os cristãos aproveitem esse novo modo de pesca eletrônica, através dos canais da comunicação do mundo moderno. O próprio Papa Bento XVI utilizava a rede twitter e a página eletrônica do Vaticano é muito bem elaborada, facilitando a pesquisa e a divulgação dos documentos da Igreja Católica, desde o próprio texto bíblico até os documentos oficiais e não oficiais. Ou seja, a Igreja enquanto instituição vem usando os modernos canais de comunicação a serviço da evangelização e é isso que o Papa pede a todos os cristãos. Ainda do ponto de vista institucional, todos os “padres artistas” têm suas páginas na internet e divulgam seus “trabalhos”, mas não me parece que seja esse o modelo de evangelização a que o Papa se referiu. Aliás, esses “padres cantores” têm (parece-me) mais o intuito comercial do que propriamente o interesse de evangelizar. O pedido do Papa se dirige a nós, fiéis leigos, para que usemos o espaço virtual como canal de evangelização. O que se observa, da parte de muitos cristãos, é a divulgação de material devocional dos mais diversos tipos, sobretudo imagens sacras e orações convencionais. Ao meu ver, isso não se pode chamar de evangelização. Quando muito, é uma demonstração unilateral do tipo de fé que alguém pratica. Sempre que vou pesquisar algo relacionado com assuntos bíblicos, encontro milhares de páginas de pregadores não católicos, esses sim já estão usando a internet para a divulgação dos seus credos em número muito mais elevado do que as páginas católicas. Essas também existem, mas proporcionalmente, as não católicas são bem mais numerosas.

O pedido do Papa, no entanto, se volta especificamente para as redes sociais, que podem ser transformadas em fortes canais de divulgação da mensagem cristã e esse é um desafio para todos nós. É lamentável que muitos dos nossos confrades não tenham desenvolvido o hábito de navegar nas águas virtuais e lançarem-se nessas novas redes do mundo contemporâneo. O nosso preclaro fundador, Gilberto Oliveira, de tanto insistir nessa tecla (literalmente), já se acha meio sem jeito de continuar os seus apelos, com receio de tornar-se inconveniente. Poucos frequentam a sempre aberta sala de debates, na qual os mais diversos temas circulam. Talvez por desinteresse, falta de hábito, desconhecimento ou até preguiça, vários confrades, mesmo acompanhando as mensagens, não as respondem. Alguns fazem isso esporadicamente, a grande maioria mantém-se silenciosa.

Meus amigos, consideremos o convite do Papa e nos integremos todos nas redes comunicativas, exercitando a amizade e a fraternidade através dos recursos técnicos que temos à nossa disposição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário