domingo, 26 de maio de 2013

COMENTÁRIO LITÚRGICO - DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE - TRINDADE IMENSA E UNA - 26.05.2013


COMENTÁRIO LITÚRGICO – DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE – TRINDADE IMENSA E UNA - 26.05.2013

Caros Confrades,

A liturgia celebra hoje a festa da Santíssima Trindade, encerrando o núcleo temático do tempo pascal iniciado com o domingo da Ressurreição e passando pelo domingo de Pentecostes. A partir do próximo domingo, retornam os domingos do tempo comum. O hino litúrgico cantado hoje no ofertório começa com esta invocação: ó Trindade imensa e una, que foi o tema que escolhi para este comentário.

A fé na Santíssima Trindade é o dogma fundamental do cristianismo, o grande mistério revelado por Cristo, aquele que deu mais trabalho para os apóstolos e as primeiras comunidades cristãs de assimilá-lo. Antes da vinda de Cristo, o conhecimento da divindade era unipessoal pessoal apenas, o Deus dos patriarcas. Jesus Cristo veio então revelar que a divindade é trina. Foi preciso gastar muita catequese para que os apóstolos aceitassem essa ideia. Compreendê-la era impossível, tanto para eles quanto para nós, porque somente pela revelação divina esta verdade nos foi confiada e é nela que se fundamenta a nossa fé.

Conforme já tive oportunidade de esclarecer anteriormente, os conceitos de revelação e mistério se atraem mutuamente. O mistério é aquela verdade que a nossa razão não consegue alcançar, mas que nos é esclarecida pela revelação. A discussão sobre a Trindade ocupou muito tempo nas primeiras comunidades cristãs, tendo sido objeto de diversas doutrinas depois consideradas heréticas, porque não admitiam a mesma natureza do Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Dessas doutrinas, as mais famosas e que tiveram mais adeptos foram o arianismo e o monofisismo. O arianismo, defendida por um bispo de nome Ario, ensinava que Cristo é filho de Deus, mas não é igual a ele, seria uma espécie de semideus. O monofisismo ensinava que Cristo tinha apenas uma natureza, a divina, e a sua humanidade era apenas aparente. Algo como se fosse um fantasma divino visível. Essas doutrinas, além de outras menos divulgadas, dividiam os primeiros núcleos do cristianismo e eram motivo de muitas discussões. Tudo porque os teólogos de então tentavam compreender racionalmente a fé na Trindade.

A preocupação com as divisões internas nas comunidades era tamanha que a questão levou à convocação de um concílio para discuti-la, tendo isto sido definido no Concílio de Nicéia, em 325, quando os padres conciliares redigiram o “símbolo dos apóstolos”, a oração do Credo, sintetizando a doutrina oficial, para que ficasse mais fácil de ensiná-la ao povo cristão. Esta oração foi depois melhorada no Concílio de Constantinopla, em 381, porque no concilio anterior não ficara definida claramente a natureza do Espírito Santo. Assim é que o Credo é também chamado de símbolo niceno-constantinopolitano, porque sua redação passou pelos dois concílios. Em relação ao Filho, o Concílio de Nicéia definiu que o Filho é gerado, não é criado. Gramaticalmente, as duas palavras até são sinônimas, mas no linguajar teológico, faz-se a diferença para explicar que o mundo, o ser humano, as coisas em geral foram criadas por Deus, mas o Filho foi gerado. Esta diferença conceitual acentua que o Filho tem a mesma natureza do Pai, porque foi por ele gerado, enquanto as coisas do mundo não têm a mesma natureza do Criador. Em relação ao Espírito Santo, o Concílio de Constantinopla definiu que o Espírito procede do Pai e do Filho. Não utiliza nem o verbo gerar nem criar. O Espírito Santo origina-se de uma relação de amor entre o Pai e o Filho. Teologicamente, afirma-se que o Filho é o Verbo (a palavra) do Pai que, de tão poderosa, torna-se outra pessoa divina. A “palavra” se fez carne, diz o evangelista João. Observemos que João afirmou isso lá pelo ano 100, ou seja, esse entendimento sobre a natureza do Filho como Verbo de Deus já era conhecido naquela época. E também afirma-se que o Espírito é o Amor do Pai pelo Filho que, de tão poderoso, torna-se também outra pessoa divina. Assim se explica teologicamente este grande mistério, que a nossa potência racional não consegue alcançar, mas apenas a fé nos dá esta certeza.

Na primeira leitura deste domingo, lemos uma espécie de autobiografia da sabedoria: “Fui gerada quando não existiam os abismos, quando não havia os mananciais das águas, antes que fossem estabelecidas as montanhas, antes das colinas fui gerada. ” (Provérbios 8, 24-25). Lembremo-nos de que o livro dos Provérbios faz parte do Antigo Testamento, quando ainda não se falava da Trindade, então a Sabedoria se confundia com o próprio Javeh, ela está com Ele desde o início dos tempos. A sabedoria era como o “mestre de obras” divino, por ela Javeh fez todas as coisas. A fé dos antigos Patriarcas não tinha elementos para associar a Sabedoria ao Filho e ao Espírito, por isso a concentrava totalmente na figura de Javeh, mas com uma plenitude absoluta. O Senhor me possuiu como primícia de seus caminhos, antes de suas obras mais antigas, continua o Livro dos Provérbios, então podemos associar a Sabedoria como a própria Palavra (Verbo), que também estava junto do Pai desde o princípio dos séculos. O Filho não foi gerado para tornar-se humano. Ali aconteceu a encarnação da Palavra, mas esta já existia desde toda a eternidade. Daí o Concilio de Nicéia ter afirmado que Cristo foi gerado, não criado. Antes que o mundo existisse, o Filho já existia. E com a existência do Filho, deu-se também a existência do Espírito. Portanto, a Trindade já existia desde toda a eternidade. O conceito “gerado” foi inspirado no próprio texto do evangelho de João, que se diz em latim “Verbo caro factum est” (o Verbo se fez carne), mas no grego, a mesma frase está escrita assim: “Logos sarx eghénneto”. Eghénneto é a voz passiva do verbo “ghennaô”, que significa “gerar”. Aí o Concilio de Nicéia foi buscar o vocábulo correto para enunciar a origem do Filho.

Na segunda leitura, de Paulo aos Romanos (5, 1-5), o Apóstolo ensina que “estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo... porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. ” Paulo escreveu isso nos primeiros anos após a morte de Cristo, a doutrina da Trindade ainda estava em fase de elaboração, daí o seu ensinamento acerca da Trindade não ser tão direto como no evangelho de João, escrito muitos anos depois. Porém, vê-se o modo como Paulo demonstra a interligação entre as três pessoas divinas: o Pai criador, o Filho mediador, o Espírito que nos inunda. A comunidade de Roma, a quem Paulo se dirigia, era a mais eclética de todas pela própria condição da cidade, que era então a verdadeira capital do mundo e onde viviam pessoas das mais diversas procedências, costumes, idiomas e também crenças. Sem deixar de considerar que também, naquela época, o cristianismo era uma religião proscrita, perseguida, e só podia ser ensinada e praticada às escondidas. Paulo precisou utilizar a sua sabedoria para apresentar a fé na Trindade aos romanos de uma maneira que fosse mais apropriada para ser aceita. Por isso, ele explica da forma mais didática possível esta doutrina. Em Roma, havia muita influência da cultura grega nas classes sociais mais elevadas, que eram o público preferencial da pregação de Paulo, dada a sua formação acadêmica. Paulo atendia às pessoas mais cultas, enquanto Pedro e os outros atendiam às outras comunidades.

O cântico litúrgico, de autoria da Irmã Miria Kolling, sintetiza de forma bem compreensível esta complexa doutrina: “Ó Trindade imensa e uma, vossa força tudo cria, vossa mão que rege os tempos, antes deles existia.” A Trindade é imensurável, maior que o mundo, sabemos que o mundo não tem tamanho, a Trindade é ainda maior. A Trindade criou o mundo com sua força potentíssima e existe antes de tudo isso. Belo verso que nos serve de inspiração para meditar sobre a Trindade santa. Não é sem propósito que todas as coisas que iniciamos, sempre o fazemos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Foi na fé desta Trindade que fomos batizados, é na fé da Trindade que a nossa religiosidade se sustenta. Sempre que fizermos o sinal da cruz, estaremos renovando a nossa fé na Trindade imensa e una. E, para concluir, uma breve lição de S. Tomás de Aquino: “A fé católica consiste em venerar um só Deus na trindade, e a trindade na unidade, sem confundir as pessoas, nem separar a substância; pois uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo; mas uma é a divindade, igual a glória, coeterna a majestade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário