COMENTARIO LITURGICO – BATISMO DO
SENHOR – 11.01.2015
Caros amigos,
Neste domingo após a Epifania, celebramos a festa do Batismo do Senhor. Na verdade, Jesus não precisava ser batizado, porque o seu “batismo” se deu quando ele foi apresentado no templo, de acordo com a lei de Moisés. Além disso, o batismo de João tinha por objeto o perdão dos pecados, para aplainar os montes e endireitar as veredas, ou seja, a “metanóia” ou a conversão ou a mudança de vida, sendo o mergulho do batismo o símbolo dessa mudança: o batizado ressurge das águas como um novo fiel, purificado dos seus pecados. Não era esse o caso de Jesus. Por isso, penso que o fato de Jesus ter entrado na fila para ser batizado por João, tinha dupla finalidade: primeiro, dar um caráter oficial àquela catequese preparatória do povo, feita por João, antes que Ele (Jesus) iniciasse a pregação da sua doutrina; segundo, fazer a sua apresentação pública, pois até então ele vivera anonimamente, e agora seria apresentado oficialmente como Filho de Deus, pois foi nessa ocasião que, pela primeira vez, ocorreu a manifestação da Trindade divina.
Neste domingo após a Epifania, celebramos a festa do Batismo do Senhor. Na verdade, Jesus não precisava ser batizado, porque o seu “batismo” se deu quando ele foi apresentado no templo, de acordo com a lei de Moisés. Além disso, o batismo de João tinha por objeto o perdão dos pecados, para aplainar os montes e endireitar as veredas, ou seja, a “metanóia” ou a conversão ou a mudança de vida, sendo o mergulho do batismo o símbolo dessa mudança: o batizado ressurge das águas como um novo fiel, purificado dos seus pecados. Não era esse o caso de Jesus. Por isso, penso que o fato de Jesus ter entrado na fila para ser batizado por João, tinha dupla finalidade: primeiro, dar um caráter oficial àquela catequese preparatória do povo, feita por João, antes que Ele (Jesus) iniciasse a pregação da sua doutrina; segundo, fazer a sua apresentação pública, pois até então ele vivera anonimamente, e agora seria apresentado oficialmente como Filho de Deus, pois foi nessa ocasião que, pela primeira vez, ocorreu a manifestação da Trindade divina.
O tema do batismo é um dos que desperta mais polêmica entre a Igreja Católica e as demais igrejas cristãs, por diversas razões históricas, que todos conhecemos, porém penso que as querelas mais significativas se concentram em dois pontos: 1. o batismo de crianças recém-nascidas, fato que não ocorria no início do cristianismo, tendo sido introduzida como prática posteriormente; 2. o ritual do batismo por mera aspersão (derramamento de pouca água na cabeça do batizando) e não por imersão (mergulho na água), como era o batismo original de João.
Em relação a essa crucial polêmica,
o fato histórico é que nem sempre o batismo foi realizado por
imersão do fiel. No Novo Testamento, diversos relatos sobre o
batismo sugerem uma outra forma de batizar, como por exemplo, em Atos
16, 33, quando Paulo batizou pessoas na prisão, certamente ali não
tinha como fazer a imersão dos batizados. O batismo do próprio
Paulo por Ananias (Atos 9, 18), realizado na casa de Judas, não deve
ter sido por imersão. Do mesmo modo, o episódio ocorrido no dia de
Pentecostes (Atos 2, 37-41), quando cerca de 3.000 pessoas foram
batizadas após a pregação de Pedro, não deve ter sido por
imersão. Ou seja, desde os primeiros tempos do cristianismo, já se
praticava o batismo por aspersão, não tendo sido “invenção”
dos padres medievais, como insinuou Lutero quando se opôs a essa
prática, porque queria retornar ao fundamentalismo do texto. Aliás,
Lutero não se opunha apenas ao ritual da aspersão, mas também ao
fato de que a Igreja aprovava o batismo de crianças bem pequenas, ao
invés de batizar apenas os adultos. Embora eu reconheça que há um
certo exagero nessa antecipação do tempo batismal para a infência,
creio que há razões teológicas que a justificam, entre as quais
destaco duas fundamentais: 1. o fato de que a pessoa deve ser
purificada do pecado (no caso da criança, o pecado original) o
quanto antes possível, ou seja, logo após ao nascer, sem esperar a
idade adulta; 2. embora a criança de pouca idade não saiba o que
está ocorrendo, a Igreja age como mãe amorosa e faz isso por ser o
melhor para o pequeno fiel, assim como toda mãe só quer o bem dos
filhos, ficando com os pais e padrinhos a responsabilidade de ensinar
a criança e conscientizá-la, quando tiver entendimento. É assim
que o catecismo ensina, é assim a doutrina oficial da Igreja
Católica.
Saindo dessas polêmicas
histórico-doutrinárias e analisando agora sob o aspecto gramatical,
o vocábulo batizar deriva do verbo grego BAPTIZÔ, que significa
mergulhar, submergir, mas também lavar. Por exemplo, batismo já foi
uma espécie de pena de morte, em que se mergulhava o condenado até
ele morrer afogado. Em Lucas (11, 38), quando os fariseus se
admiraram porque os discípulos de Jesus não lavavam as mãos antes
de comer, a frase latina é “quare non baptizatus esset”
(liberalmente, “porque não tinham se batizado”) e a frase grega
é “ou proton ebaptiste”, demonstrando assim o significado do
verbo “baptizô” no sentido de lavar. Ora, para lavar as mãos,
não é necessário sempre as mergulhamos em água, muitas vezes
apenas derramamos água sobre elas. Ou seja, além dos aspectos
puramente doutrinários, há ainda o suporte favorável do estudo
linguístico dos termos. Em algumas igrejas cristãs não católicas
que eu conheço, prepara-se uma espécie de piscina ou tanque grande
cheio de água para o ritual do batismo por imersão. Ao meu ver,
trata-se de uma prática desvirtuada do sentido original do batismo
de João, pois deveria ser realizado em uma fonte de água natural.
Isso, sem esquecer os aspectos práticos da água esparramada, das
vestes encharcadas, do constrangimento por que passam as pessoas,
sobretudo as mulheres, que têm seus corpos expostos
desnecessariamente... Ora, se é para seguir o ritual, então, que se
o sigamos por completo. Pessoalmente, eu não vejo sentido nesse tipo
de ritual, que pode ser simplificado sem perder o seu sentido e a sua
finalidade. Em síntese, digo que a forma de realizar o batismo, se
por imersão ou por aspersão, não é relevante, e sim a fé que
deve motivar o fiel a receber o batismo. No caso de crianças
pequenas, a fé é dos adultos que as levam a batizar e que se
comprometem a catequizar o batizado na mesma fé que professam.
Acerca das leituras litúrgicas dessa festa, o evangelho de Marcos (1, 7-11) relata o batismo de Jesus por João, o qual dizia que depois dele viria alguém bem maior, de quem ele não era digno nem de desamarrar as sandálias. Culturalmente, o ato de desamarrar as sandálias era próprio dos servos, que assim o faziam com o seu amo, e João se colocava desse modo como inferior a um servo. E diz o evangelista: “Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.” A fama de João era conhecida em toda a Judéia, Galiléia, Samaria, em todas as comunidades, ele tinha muitos discípulos e seguidores. Então, Jesus saiu de Nazaré para ter com João propositalmente, para dar continuidade ao trabalho dele, fez uma espécie de homologação dos seus atos preparatórios e assumiu dali em diante a tarefa de cumprir a promessa do Pai. O evangelista Marcos não diz nada a respeito, mas Mateus (13, 14) relata que João reconheceu Jesus e não queria batizá-lo, exatamente por causa do seu discurso de acerca da superioridade de Jesus em relação a ele e só a muito custo concordou em fazê-lo. Ora, se Jesus tinha tido até então uma vida oculta, como foi que João soube de quem se tratava? Com certeza, foi o “espírito” quem lhe indicou isso.
Então, foi no batismo de Jesus o primeiro momento em que se manifestou a Trindade divina, que “ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: 'Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer'”, isto é, o início da vida pública de Jesus foi oficialmente declarado pela presença das três pessoas divinas. Obviamente, naquele momento, as pessoas não compreenderam o que havia acontecido, mas posteriormente, após a ressurreição de Jesus, quando as comunidades dos primeiros fiéis fizeram a rememoração dos acontecimentos da Sua vida, de onde provêm os textos primitivos que deram origem aos evangelhos, puderam compreender o alcance desse fato deveras significativo.
Curiosamente, tenho observado que, nos dias atuais, está-se tornando comum o batismo de pessoas adultas, como era bem no princípio do cristianismo. Lembro que, na Páscoa de 2014, aqui na Paróquia da Glória, um grupo de 21 pessoas (homens e mulheres) adultas receberam o batismo na Vigília Pascal, como era o costume mais primitivo. Hoje mesmo eu ouvi o Pároco convidando os adultos ainda não batizados para se inscreverem no curso preparatório. Ora, isso significa que há pessoas adultas que frequentam a missa e não são batizados. Ninguém põe em dúvida que a opção pelo batismo na idade adulta é muito mais significativa do que o batismo das crianças, porque tem-se um ato de vontade do próprio fiel e não de seus pais. Então, aquela antiga polêmica do batismo de crianças já não tem mais tanta importância nem desperta mais tanta polêmica, como foi no passado.
Que o divino Espírito nos inspire a viver o nosso batismo no dia-a-dia da nossa caminhada existencial, testemunhando diuturnamente, através do nosso comportamento, o compromisso assumido na pia batismal.
****
Nenhum comentário:
Postar um comentário