sábado, 10 de fevereiro de 2018

COMENTÁRIO LITÚRGICO - 6º DOMINGO COMUM - CURA PELA HUMILDADE - 11.02.2018

COMENTÁRIO LITÚRGICO – 6.º DOMINGO COMUM – CURA PELA HUMILDADE – 11.02.2018

Caros Leitores,

A liturgia deste 6º domingo do tempo comum nos convida a refletir sobre a importância da humildade, como condição necessária para recebermos os favores divinos. A humildade cristã não significa que uma pessoa deva ser subserviente ou sem determinação para vencer na vida, mas quer dizer o reconhecimento e a aceitação da própria incompletude e do inerente estado de necessidade em que todos nós vivemos. Por outras palavras, significa descer do pedestal do orgulho, da autossuficiência, da arrogância e ter consciência das próprias falhas e impotências, propondo-se a superá-las. A liturgia de hoje lembra dois milagres de cura de pessoas doentes que só ocorreram porque essas pessoas tiveram a humildade suficiente para admitir a sua condição de inferioridade, e se dispuseram a buscar a superação.

Para a primeira leitura, a liturgia propõe duas leituras a escolher, sendo uma delas retirada do Levítico (13, 1), que trata das exigências daquela época para a pessoa portadora de lepra, que devia se apresentar ao sacerdote e depois afastar-se do convívio social, usar roupas rasgadas e passar a morar fora dos limites da cidade, para evitar contagiar os outros. A outra é retirada do livro dos Reis (2Rs 5, 9) e se refere à cura de Naamã, o sírio, por parte do profeta Eliseu. Ambas consideram a condição da pessoa contagiada por lepra. Devemos ter em mente que o livro do Levítico, assim como o livro dos Números, são, na verdade, tópicos da legislação hebraica que foram colocados na Torah como regras divinas, quando de fato são regras de convívio social, padronização de costumes. A lei hebraica, portanto, excluía da sociedade as pessoas portadoras de lepra. Era como se fosse uma regra de saúde pública. A lepra era uma doença para a qual não existiam remédios e a cura dificilmente acontecia. Ao mesmo tempo, era uma doença de alto contágio e até bem pouco tempo o tratamento dessa moléstia ainda seguia esses padrões de isolamento. Atualmente, não existe mais esta segregação por causa da lepra, que passou a ser uma doença muitas vezes curável e, em geral, controlada por medicamentos.

Pois bem. A primeira sugestão foi a escolhida pela CNBB, mas comentarei o conteúdo da segunda sugestão, por considerar mais significativo. Na leitura do livro dos Reis (2Rs 5, 9), lemos o episódio da cura de Naamã, o sírio, pelo profeta Eliseu. Logo no início do trecho, observa-se o contraste da pompa que acompanhou a chegada de Naamã com a simplicidade da atitude do profeta. “Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu. Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: 'Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo'.” Dá para imaginar o aparato da comitiva de uma autoridade estatal daquele tempo. Naamã era chefe dos exércitos do rei da Síria e tinha na sua casa uma escrava hebreia, que informou à mulher dele que havia um profeta em Israel que tinha poderes para curá-lo. Então, a visita de Naamã revestia-se de um caráter oficial, pois ele vinha com uma carta de recomendação do rei da Síria ao rei de Israel. Se fosse nos dias de hoje, ele viria num carro preto oficial, antecedido por batedores motorizados com as sirenes buzinando em alto som e aquele cortejo de veículos de autoridades diplomáticas. É essa a figura que me vem à mente com a descrição de que Naamã chegou com seus carros e cavalos e parou à porta de Eliseu.

A atitude de Eliseu foi paradoxal. Ele nem ao menos saiu de casa para vê-lo, apenas mandou um recado para Naamã: vai e lava-te sete vezes no rio Jordão. Naamã ficou a um só tempo irritado e decepcionado: “'Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria.” E foi-se embora resmungando, ia voltar para casa, quando um dos servos, com muita propriedade, argumentou: senhor, se o profeta tivesse mandado fazer algo difícil, tu farias, porque não fazes uma coisa fácil dessas? E aqui entra a humildade de Naamã, que foi imprescindível para a sua cura. Ele não se deixou dominar pelo orgulho ferido de ter sido desdenhado pelo Profeta e seguiu a recomendação, ficando curado. Se, ao invés, ele tivesse resistido no seu brio de autoridade desrespeitada (aquilo que, no Brasil, representa a frase “você sabe com quem está falando?”), com certeza teria voltado para a sua terra enfermo e teria apressado a sua morte. Depois de curado, foi oferecer seus presentes ao profeta Eliseu, que os recusou, porque o homem de Deus não recebe paga pelo exercício do seu múnus sagrado. É pena que os nossos pastores de hoje, quando leem essas passagens da Bíblia, passam por cima e não ponderam para colocarem na sua prática.

Na leitura do evangelho de Marcos (Mc 1, 40), temos outro exemplo de cura de pessoa portadora de lepra. Esse homem era um segregado, de acordo com a lei de Moisés. Isolado da sociedade, ele era obrigado a gritar “impuro, impuro”, quando alguém se passava. Ao ver Jesus passar, ele se aproximou e pediu humildemente: “Se queres tens o poder de curar-me.” Diz Marcos, no versículo 41 que: “Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!” E imediatamente ele ficou limpo. Pela lei hebraica, um leproso que alcançasse a cura devia apresentar-se ao sacerdote, para que ele atestasse isso e então ele fosse readmitido para viver novamente junto com as demais pessoas. Jesus era um judeu correto e cumpridor da lei, mesmo sabendo que estava acima dela. Ao tocar no leproso, por exemplo, ele superou a lei mosaica, que dizia que quem tocasse numa pessoa impura se tornaria impura também. Ele tocou e não ficou impuro. Porém, em relação ao beneficiado pela cura, ele recomendou: “Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!'” Jesus disse várias vezes que não veio contestar a lei, mas cumpri-la de modo mais perfeito. No caso, o cumprimento da lei significa o reconhecimento da autoridade constituída (o sacerdote) e a oferta do sacrifício pela purificação, que para as pessoas pobres, o custo era de dois pombinhos. Mas o que ressalta nesse contexto é a atitude de humildade do leproso, quando foi pedir que Jesus o curasse: chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu.

Obviamente, não basta ficar de joelhos, numa atitude externa de humildade, se esse gesto não provém do íntimo da pessoa. Quando o evangelista diz que Jesus ficou tomado de compaixão por aquele leproso, não foi certamente pelo tom de voz dele nem pela atitude de ajoelhar-se, e sim pelo que Ele percebeu no íntimo do coração do doente. Jesus não fez nenhum milagre favorecendo nenhum fariseu, porque estes se consideravam donos da verdade e doutores da lei, eles se consideravam a priori justos e salvos, a figura de Jesus era contraditória para eles. Da mesma forma como Naamã se queixou porque pensava que o profeta Eliseu “sairia para recebê-lo”, como se faz quando chega uma autoridade, assim também os fariseus pensavam que, quando o Messias chegasse, reconheceria a autoridade deles como mestres da lei e se apresentaria a eles e iria cumprimentá-los e render-lhes homenagens. Se Jesus não fazia isso, então Ele não era o Messias.

O Papa Francisco, na sua alocução dominical aos peregrinos que rezam com ele o Angelus do meio dia, na Praça de São Pedro, fez uma análise bem interessante dessa atitude humilde do leproso e das consequências que disso lhe advieram. Disse o Papa: “O episódio da cura do leproso acontece em três passos curtos: a invocação do enfermo, a resposta de Jesus, as consequências de cura milagrosa. O leproso suplica para Jesus “de joelhos” e lhe diz: “Se quiser, você pode me purificar” (v. 40). A esta oração humilde e confiante, Jesus responde com uma atitude profunda da sua alma: a compaixão, que significa" sofrer- com- o outro". O coração de Cristo manifesta a compaixão paterna de Deus por aquele homem, aproximando-se dele e tocando-o. Este particular é muito importante. Jesus “estendeu a mão e tocou-o ... e imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado" (V. 41). A misericórdia de Deus supera todas as barreiras e a mão de Jesus toca o leproso. Ele, Jesus, pega a nossa humanidade enferma e nós pegamos Dele a sua humanidade saudável e que cura. Isso acontece cada vez que recebemos com fé um sacramento: o Senhor Jesus nos “toca” e nos presenteia a sua graça. Neste caso pensamos especialmente no Sacramento da Reconciliação, que nos cura da lepra do pecado.” (www.zenit.org)

A lição da liturgia de hoje, resumindo, é a oração humilde e confiante como sendo a chave para obter de Deus a cura para as nossas enfermidades do corpo e do espírito.

****

Nenhum comentário:

Postar um comentário