domingo, 8 de abril de 2018

COMENTÁRIO LITÚRGICO - 2º DOMINGO DA PÁSCOA - 08.04.2018

COMENTÁRIO LITÚRGICO – 2º DOMINGO DA PÁSCOA – CRER SEM TER VISTO – 08.04.2018

Caros Leitores,

Neste segundo domingo da Páscoa, a liturgia nos oferece apenas leituras do Novo Testamento – Atos dos Apóstolos e escritos de João (epístola e evangelho). A leitura dos Atos sinaliza o tempo inicial das comunidades cristãs, enquanto os escritos de João representam o pensamento teológico mais evoluído dos tempos posteriores. Observemos que o evangelho e as cartas de João são, no aspecto cronológico, os últimos escritos do NT, pois foram elaborados por volta do ano 100 d. C., muito após João ter saído do seu exílio na ilha de Patmos, onde escreveu o Apocalipse. Na tradição medieval, este domingo era conhecido como Pascoela, que era a oitava da Páscoa. Naquela época, as festas mais importantes duravam oito dias, por isso, este era o domingo da oitava da Páscoa.

Na leitura dos Atos dos Apóstolos (4, 32-35), o cronista relata a vida das primeiras comunidades cristãs, onde os convertidos colocavam todos os seus bens à disposição dos Apóstolos, para divisão entre os irmãos mais necessitados, de modo que ninguém se sentia dono de alguma coisa, mas tudo era literalmente de todos. Esse sentimento de comunidade autêntica, historicamente, só se verificou nesses primeiros tempos, os chamados tempos apostólicos, pois logo que o cristianismo foi-se divulgando entre os povos das culturas diversas, e sobretudo após a morte dos Apóstolos, novas práticas e novas influências culturais foram-se infiltrando nas comunidades. Tal sentimento de pertença foi revivido nas nossas congregações religiosas, também nos tempos românticos até os anos de 1970. Depois que se iniciou o processo de globalização e com a abertura pós-conciliar, nem mesmo nas comunidades religiosas houve mais espaço para esse tipo de conduta solidária. Pensando em termos da mentalidade contemporânea, apresenta-se como uma vivência utópica e inexequível, no entanto foi esse o modelo proposto, por exemplo, por São Francisco, quando disse que os frades não deveriam receber pecúnia, mas apenas o necessário para o seu sustento. Bem diferente é a situação nos dias atuais.

Na segunda leitura deste domingo, temos a Carta de João (1Jo 5, 1-6), de cujo texto podemos destacar duas lições. A primeira está no vers. 3: “pois isso é amar a Deus: observar os seus mandamentos, e os mandamentos de Deus não são pesados.” Ou seja, trata-se do mandamento do amor, aquele que Cristo resumiu no lava-pés, quando disse: “eu vos dou um novo mandamento – que vos ameis uns aos outros”, este é o sinal pelo qual os cristãos devem ser reconhecidos. Por isso, João diz que os mandamentos não são pesados, porque não existe algo mais digno e prazeroso do que amar. E quem ama aquele que gerou amará também o que d'Ele nasceu. Portanto, ficam em segundo plano aqueles mandamentos da lei de Moisés, da antiga aliança. Agora, com o novo mandamento, os antigos 10 são resumidos em apenas 2: amar a Deus e ao próximo.

A segunda lição está no vers. 6: “Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. Nâo veio somente com água, mas com a água e o sangue.” João refere-se claramente ao batismo e ao calvário, isto é, o batismo apenas não salva, não basta ser batizado, mas é preciso participar também da morte e ressurreição de Cristo, através do sacrifício eucarístico. Para sermos merecedores da salvação, direito conquistado com o batismo, devemos participar com Ele da sua cruz através da memória da redenção, que se renova a cada dia na celebração eucarística. João reforça o trabalho de Paulo, com o objetivo de evitar certas deturpações da doutrina cristã por parte dos judeus convertidos, no tempo das primeiras comunidades cristãs, colocando em choque os ditames do antigo testamento com o novo testamento. O batismo representa o final da antiga aliança e a morte- ressurreição de Cristo representam o início da nova aliança. Os dois são inseparáveis: água e sangue.

Na leitura do evangelho de hoje, também de João (Jo 20, 19-31), está relatado o episódio da incredulidade de Tomé, que se transformou em conhecida história popular – o teste de São Tomé. Mas passando um pouco adiante dessa história, vamos observar, no vers 22, uma declaração importante de João. Diz ele que Jesus “soprou sobre eles e disse: recebei o Espírito Santo...” Vemos aqui o Pentecostes descrito por João, bem diferente das narrações dos outros textos, que falam em vendaval e línguas de fogo, conferindo uma dimensão bem mais dramática ao episódio. Na narração joanina, ao contrário, isso foi muito tranquilo. Cristo soprou e conferiu o Espírito aos apóstolos nesta sua primeira 'visita', ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana. Sem desmerecer as outras narrativas, mas devemos nos lembrar que João estava lá, enquanto os outros escritores não estavam. Além disso, João escreveu o seu texto depois dos outros narradores, o que nos possibilita deduzir que João conhecia o que os outros haviam escrito, mesmo assim, ele fez uma descrição diferente daquele importante evento. Na verdade, João está querendo destacar fatos importantes que ocorreram “no primeiro dia da semana”, enfatizando um costume que já se iniciara de mudar o dia do Senhor para o domingo, e não ser mais para o sábado, como era na tradição judaica.

Outro detalhe interessante: Tomé não se encontrava com os doze e disse que só acreditaria vendo. Oito dias depois, isto é, no domingo seguinte, outra ênfase para o domingo, Jesus apareceu-lhes novamente e mostrou as cicatrizes para o incrédulo Tomé. O destaque que João faz desse episódio tem uma razão especial: o intuito de catequizar as novas comunidades acerca da importância de ter fé em Cristo mesmo sem tê-lo visto, pois na época em que João escreveu, já fazia bastante tempo da morte de Cristo. Então, o exemplo de Tomé fazia uma pedagogia de reforço, para animar os novos cristãos, que não chegaram a conhecer pessoalmente a Cristo, quando este disse que: “bem aventurados os que creram sem ter visto.” E como João sabia que este escrito ia ser distribuído para muitas comunidades na Ásia Menor, ele complementa dizendo que Jesus havia realizado muitas outras maravilhas, que não foram escritas naquele livro, as que estão escritas são apenas uma amostra de tudo o que Ele havia feito.

Ainda nesse evangelho de João do domingo de hoje temos um trecho que suscita grande polêmica, que está no vers. 23: “a quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os retiverdes, serão retidos”. A teologia considera este versículo como o fundamento teológico do sacramento da penitência. Muitas vezes, se ouve as pessoas dizendo 'sacramento da confissão', mas não é bem assim, é o sacramento da penitência e da reconciliação, decorrente do arrependimento. Conforme se verifica no texto joanino, Cristo fala em perdoar os pecados (subentende-se dos pecadores arrependidos) e reter, isto é, não perdoar, dos que não se arrependem. Cristo não disse que o pecador devia ir até os apóstolos e 'narrar seus pecados' (confessar os pecados) para poder ser perdoado, a ordem de Cristo se concentra no perdão ligado ao arrependimento. Por que, então, a Igreja Católica coloca como obrigatória a 'confissão' individual dos pecados? Essa prática não existia nas primeiras comunidades, mas foi um costume introduzido pelos monges, na Idade Média, e que acabou tornando-se regra canônica para os católicos.

Nos primeiros anos após o Concílio Vaticano II, foi autorizada uma experiência litúrgica chamada de 'confissão comunitária', que foi uma sugestão de alguns grupos de teólogos conciliares para o retorno da prática original da penitência, como era nos primeiros tempos da era cristã. Todavia, as forças conservadoras da teologia, das quais o Papa Bento XVI foi um notável representante, após algum tempo retiraram essa prática como não recomendada, podendo ser realizada apenas em ocasiões especialíssimas e em caráter excepcional. No entanto, sabe-se que aquele rito inicial da missa, com o ato penitencial, tinha exatamente essa finalidade de possibilitar o arrependimento dos fiéis, que então recebiam a benção do perdão. Esse ponto, o Concílio Vaticano II não teve força suficiente para reformar.

Caros amigos, nós somos herdeiros daquelas comunidades que não conheceram pessoalmente a Cristo, no entanto, creram nele. Nós somos os bem-aventurados, conforme Cristo proclamou, mais do que Tomé e dos outros Apóstolos, que precisaram ver para crer. A nossa fé se fundamenta na leitura e no testemunho, por isso, para os outros irmãos, nós devemos dar esse testemunho de uma fé amadurecida e atuante.

****

Nenhum comentário:

Postar um comentário