domingo, 12 de fevereiro de 2012

5º DOMINGO COMUM – 05.02.2012 – SOFRIMENTO PEDAGÓGICO



Caros Confrades,

A liturgia deste 5º domingo comum nos convida a refletir sobre o sofrimento e o seu valor pedagógico. É possível encarar o sofrimento como uma forma de ascensão para um novo patamar da existência.

Quado se fala em sofrimento, a figura emblemática que nos chega à lembrança é a de Jó, toda a tradição hebraico-cristã tem nesse personagem o protótipo do justo sofredor. A finalidade do livro de Jó é demonstrar que o sofrimento não é consequência do pecado, como era o entendimento comum dos hebreus, ou seja, só os pecadores sofrem, os justos não devem sofrer. Então, a figura de Jó, o justo que sofre, perde tudo que possui e depois readquire tudo novamente, é o símbolo da pedagogia do sofrimento, isto é, da visão do sofrimento como um período de reflexão para nos levar a um estado de vida mais purificado e mais santificado. É do livro de Jó a primeira leitura.

Diz a leitura: (Jo 7,2) “tive por ganho meses de decepção, e couberam-me noites de sofrimento. Se me deito, penso: Quando poderei levantar-me? E, ao amanhecer, espero novamente a tarde e me encho de sofrimentos até ao anoitecer.” Este trecho mostra um momento em que Jó ainda não tinha entendido o verdadeiro valor do sofrimento. Esta é aquela sensação mais comum que acomete qualquer pessoa diante de uma situação dolorosa: Deus se esqueceu de mim. E a pessoa então se desmancha em queixumes e lágrimas. Esta leitura faz lembrar um texto que circula pela internet, com certeza os Confrades já o leram, cujo tema é 'pegadas na areia'. Para os que não leram, vou resumir em poucas palavras. Uma pessoa teve o privilégio de ver um retrospecto de toda a sua vida com Jesus andando a seu lado. Então, no chão ficavam as marcas de dois pares de pés: dele próprio e de Jesus. Inexplicavelmente, em alguns momentos, havia apenas um par de pés e essa pessoa observou que isso acontecia nos momentos em que ela passava por dificuldades. Então, reclamou de Jesus: por que me abandonaste todas as vezes em que me sentia em apuros? E Jesus lhe respondeu: filho, aquelas marcas eram dos meus pés, eu estava te carregando nos braços... É nesse sentido que eu falo sobre a pedagogia do sofrimento. Quando tudo parece dar errado e nós não conseguimos entender aquelas coisas e nos sentimos desprotegidos, é nestes momentos que Deus mais cuida de nós.

Na segunda leitura, da primeira carta de Paulo aos cristãos de Corinto (1 Cor 9,16), ele comenta sobre as agruras suportadas por causa de sua missão de pregar o Evangelho: sem descanso, sem salário, sem reconhecimento, com perseguições, e mesmo assim, fazendo isso como uma necessidade interna que ele sentia. E diz: ai de mim se eu não pregar. Por causa do Evangelho, ele se tornou um escravo de todos. Faz-nos lembrar a nossa missão de cada dia, a qual temos sempre de encarar e nunca fugir dela. Exorta-nos a aceitar as dificuldades como etapas necessárias para conseguir melhores resultados.

No evangelho de Marcos (Mc 1,29), vemos Jesus fazendo milagres em Cafarnaum, no início de sua missão. Começou curando a sogra de Pedro, que estava com febre e apenas com o toque da sua mão, a curou. A notícia se espalhou e logo a frente da casa de Pedro estava tomada por uma multidão de pessoas doentes e possessas, pedindo para serem curados, e Jesus curou a todos. Nunca é demais lembrar que as referências a pessoas possessas, em geral, diz respeito aos portadores de enfermidades psíquicas, cuja disfunção do comportamento era confundida com ação demoníaca.

Estes relatos do evangelista Marcos nos mostram a missão de Jesus como aquele que veio para retirar os sofrimentos das pessoas. Os portadores de quaisquer enfermidades eram curados e depois de fazer isso em Cafarnaum, Jesus quis ir com os discípulos para as cidades e aldeia vizinhas, a fim de ali também pregar sua palavra, pois para isso foi que ele veio. Essa imagem literária da ida às cidades e aldeias vizinhas significa o universalismo da doutrina cristã. Jesus demonstrou que Ele não deveria ficar em um determinado lugar e as pessoas virem a ele, mas que Ele mesmo deveria ir aonde as pessoas estivessem passando por necessidades.

Por extensão, essas cidades e aldeias se alongam até chegar aos nossos dias, às nossas cidades, às nossas casas. Jesus sinaliza que a sua mensagem não pode ficar restrita apenas a um determinado local ou a pequenos grupos, mas precisa alcançar também as redondezas e expandir-se pelo mundo inteiro. E sinaliza também que o nosso compromisso de cristãos não nos deve restringir a praticar o ensinamento de Cristo somente no templo ou no nosso pequeno grupo, mas deve nos acompanhar para onde quer que estejamos.

Uma outra referência do evangelho de Marcos, que não pode passar despercebida, é o comentário que ele faz sobre a oração de Jesus, na madrugada (Mc 1, 35): “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto.” Jesus passou todo o dia a curar e à noite foi rezar. A cura deve sempre estar acompanhada da oração. A boa ação praticada deve estar sempre acompanhada da boa oração, aliás, uma coisa chama outra. Ninguém será capaz de realizar boas ações se não se preparar para isso com a oração. Jesus, mesmo sendo Deus, estava sempre a orar, ou seja, através da oração, ele estava se unindo ao Pai e se preparando para as novas curas que iria produzir. Em toda a história do cristianismo, os santos que mais operaram milagres foram exatamente aqueles que tinham mais vida de oração. Aliás, todos os santos tiveram sempre uma exemplar vida de oração. Sem a oração, sem a comunhão com Deus, não conseguiremos realizar boas obras.

É muito comum as pessoas só se lembrarem de orar nos momentos de sofrimento, no entanto, a oração deve ser uma atitude constante, em qualquer situação. Jesus orou nos momentos de sofrimento também, mas ele orava sempre e a sua oração sempre foi mais de ação de graças do que oração-pedido. Exemplo melhor disso foi o que Ele deu quando os discípulos pediram que Ele os ensinasse a rezar: santificado seja o teu nome... venha o teu reino... faça-se a tua vontade... Que a oração do Pai Nosso não seja para nós um simples mote de repetição, mas uma fonte de inspiração para fazer da nossa vida uma contínua oração de ação de graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário