quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

DOMINGO DO NATAL – O PAPA E O POVERELLO – 25.12.2011



Caros Confrades,

Ainda é tempo de renovar os votos de Feliz Natal, já que estamos em pleno Dies Nathalis.

Neste domingo, coincidente com o Natal, quero partilhar com vcs um trecho da homilia do Papa na missa da vigília (24-12-2011). Não farei, portanto, comentários meus. Ao ler a homilia do Papa, achei muito mais oportuno repassá-las a vcs do que escrever minhas próprias reflexões. E por dois motivos fundamentais. Primeiro, é o Papa que está a comentar a liturgia de hoje. Segundo, o Papa faz uma homenagem muito significativa a São Francisco. Praticamente, toda a msg dele se concentra na pessoa do Seráfico Patriarca, demonstrando a importância deste para as comemorações do Natal que hoje fazemos.

Visto que o Papa não é originário de nenhuma ordem franciscana, pois é sacerdote diocesano, a homenagem que ele faz a São Francisco se torna mais significativa.

Faço uma conjetura, não sei se procede. Penso que a homilia foi escrita pelo pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamesa, capuchinho. As citações que ele faz da biografia de São Francisco, sobretudo Tomás de Celano, são típicas de quem tem formação franciscana, no caso, o Frei Raniero. De qualquer maneira, oficialmente a homilia é do Papa.

------------------------------- 
Natal é epifania: a manifestação de Deus e da sua grande luz num menino que nasceu para nós. Nascido no estábulo de Belém, não nos palácios do rei. Em 1223, quando Francisco de Assis celebrou em Greccio o Natal com um boi, um jumento e uma manjedoura cheia de feno, tornou-se visível uma nova dimensão do mistério do Natal. Francisco de Assis designou o Natal como «a festa das festas» – mais do que todas as outras solenidades – e celebrou-a com «solicitude inefável» (2 Celano, 199: Fontes Franciscanas, 787). Beijava, com grande devoção, as imagens do menino e balbuciava-lhes palavras de ternura como se faz com os meninos – refere Tomás de Celano (ibidem). 

(Homilia integral publicada no serviço informativo Zenit - http://www.zenit.org/article-29435?l=portuguese) 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário