quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

30º Domingo Comum - Mandamentos da Lei - 23.10.2011


Caros Confrades

Nas leituras deste domingo (30º comum), o tema das leituras se concentra nos mandamentos da lei: amar a Deus, amar o próximo.

Na primeira leitura, do livro do Êxodo (22, 20), Moisés adverte o povo para (1) não oprimir o estrangeiro, (2) não maltratar as viúvas e os órfãos. No primeiro caso, porque eles tb foram estrangeiros no Egito, ou seja, já passaram por isso e sabem como é; no segundo caso, porque os oprimidos vão recorrer a Javeh e a Sua ira cairá sobre os ofensores e eles morrerão à espada e suas mulheres ficarão tb viúvas e seus filhos, órfãos, isto é, ficarão na mesma situação dos ofendidos. É interessante lembrar que essa é uma característica de Javeh, no AT, o Deus vingativo, carrasco, que não tem piedade dos que lhe são infiéis, dos que não seguem a Lei.

Em outra maneira de ler esse texto do Êxodo, podemos vislumbrar aí o mandamento do amor ao próximo, nas pessoas daqueles mais fragilizados da sociedade, dos mais pobres e excluídos, que são justamente os estrangeiros, as viúvas e os órfãos. Javeh está indiretamente dizendo que o respeito ao próximo, sobretudo aos mais pobres, é parte integrante do cumprimento da sua promessa ao povo. Aquele que pensa que cumpre a Lei mas não acolhe o estrangeiro, a viúva, o órfão, então não está cumprindo a Lei.

No evangelho de Mateus (22, 34), lemos o conhecido diálogo entre JC e os fariseus sobre qual o maior mandamento da Lei. Os fariseus, considerados puros, eram tidos pelos outros e eles mesmos se consideravam os verdadeiros cumpridores da Lei. Só que, no entendimento dos fariseus, a Lei tinha mais de 600 preceitos. Eles haviam detalhado toda a Torah em preceitos dados por Javeh e tinham como objetivo saber de cor todos eles. Então, na tentativa de apanhar JC em algum deslize, foram perguntar a Ele qual era o maior mandamento da Lei. Primeiro, porque queriam saber se JC conhecia todos os seiscentos e tantos preceitos. Segundo, porque dependendo do que JC respondesse, isso poderia ser motivo de alguma acusação contra ele por descumprimento da Lei.

Então, mais uma vez, JC tem uma saída magistral. Ele nem foi discorrer sobre os preceitos da Lei, na verdade, Ele os resumiu em dois mandamentos fundamentais: o primeiro e o maior de todos, amar a Deus sobre todas as coisas; e o segundo é semelhante a este, amar o próximo como a si mesmo. Nestes dois mandamentos, estão resumidos toda a Lei e os Profetas. E os fariseus, outra vez, ficaram sem ter o que responder.

Na sequência deste texto, JC irá dizer ao povo: ouvi tudo o que os fariseus ensinam e cumpram, mas não façam o que eles fazem. Pois eles dizem, mas não fazem, colocam pesos enormes nas costas dos outros, mas nada sobre eles. Louvam-me com os olhos, mas seu coração está longe de mim.

Meus amigos, esse era o grande engodo dos fariseus. Preocupavam-se muito com os preceitos da Lei, mas só pra cobrar isso dos outros, não para praticar. Passavam o tempo a vigiar e acusar aqueles que não cumpriam, mas eles próprios não faziam isso. Nós precisamos nos vigiar pra não fazer igual aos fariseus, preocupando-nos mais com a vida dos outros do que em dar o exemplo de vida cristã. Depois, não adianta ficar só no conhecimento dos preceitos, se não os põe em prática. Quanto maior for a quantidade de normas, mais complicado o seu cumprimento. Por isso, pra facilitar, JC resumiu em dois, fáceis de memorizar e elementares para cumprir. E quem os cumpre, cumpre todo o resto.

Quando eu penso nisso, fico preocupado com a quantidade de normas produzidas pela nossa santa Hierarquia eclesiástica. Hoje mesmo, eu estava lendo na internet uma matéria sobre a beatificação de João Paulo II e as normas pertinentes à celebração da sua festa, que é marcada para o dia 22 de outubro (ontem). Para que um templo religioso seja dedicado a ele (João Paulo), não basta alguém construir e colocar ali uma imagem dele. Será necessário que a CNBB ou o Bispo solicite ao Papa, para que este baixe um Decreto autorizando. E tem outras regras sobre como inserir na celebração da missa a sua memória, etc... pois bem, preocupa-me essa multiplicação de regras burocráticas da nossa Igreja.

Ontem, eu soube de um casal que já namoravam há bastante tempo e resolveram casar, então no espaço de uma semana, prepararam tudo, o casamento foi hoje pela manhã. Então, eu perguntei: mas uma semana não é tempo suficiente, como eles fizeram os proclamas (os conhecidos 'banhos' do casamento)? Daí, me disseram: eles não são católicos, são protestantes, lá não tem isso. Fico pensando se o excesso de regras vigentes na Igreja Católica não vai contra a simplicidade com que JC resumiu todos os mais de 600 preceitos dos fariseus. Será isso realmente necessário? Com todo o respeito às nossas autoridades, mas fica-me parecendo que há uma contradição com o ensinamento de JC.

Hoje eu li tb, numa lista da qual faço parte, a seguinte questão: o Pároco viajou de férias (só isso eu já achei estranho, mas é um direito dele sair de férias) e a comunidade ficou sem pastor. Um grupo de fiéis está conduzindo as celebrações da palavra. A pergunta da pessoa era: pode o leigo fazer homilia numa celebração onde o padre não está presente? E citou lá uns cânones do Direito Canônico sobre isso dizendo que não podia, só se for um diácono. Ora, meus amigos, como ficaria uma celebração da palavra sem a homilia? E o 'sacerdócio leigo' no qual somos inseridos pelo batismo, enquanto povo de Deus, não vale pra nada? Vai-se buscar um cânon pra dizer que o líder comunitário está errado, porque fez uma homilia sem ser diácono? Será essa preocupação verdadeiramente pertinente? E essa pergunta logo neste domingo em que, na leitura de Mateus, JC rebate os fariseus pelo excesso de preceitos legais... nao estaremos repetindo a mesma coisa que JC condenou!!??

Então, meus caros confrades, o maior mandamento da Lei não é um só, são dois. Isso pode ser impossível gramaticalmente falando, mas no ensinamento de JC é assim: o primeiro e maior é amar a Deus; o segundo é semelhante ao primeiro, amar o próximo. Ora, se o segundo é semelhante ao primeiro, então os dois são primeiro, não tem um maior que o outro. Na verdade, não se pode cumprir um só; ou se cumprem os dois, ou não se cumpre nenhum. Esse é desafio que JC coloca para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário