sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

2º Domingo da Páscoa - 01.05.2011 - o corpo de Cristo ressuscitado


Caros Confrades,

Gostaria de comentar com vcs hoje alguns trechos da liturgia dominical, cujo evangelho relata o ingresso de JC no salão onde estavam os apóstolos (estando as portas fechadas) e a dúvida de Tomé.
Fico pensando na aparência do corpo de Cristo ressuscitado. Conforme o relato do evangelista, nas primeiras vezes em que JC apareceu, após a ressurreição, eles tiveram dificuldade de identificá-lo. Foi assim com os discípulos que iam para Emaús, foi assim com Pedro e André que estavam pescando, foi assim na primeira vez no cenáculo... depois, eles passaram a identificar sem maiores dificuldades. Seria porque o corpo de Cristo ressuscitado não tinha semelhança com o corpo físico? ou será porque eles ainda estavam em dúvida se JC teria ressuscitado mesmo? Fico pensando que talvez fossem as duas coisas. Tanto assim que JC precisou mostrar-se várias vezes, partiu o pão com eles, comeu peixe frito, mandou Tomé colocar a mão nas feridas... e fez muitos prodígios (diz João no evangelho de hoje) que não estão escritos, mas apenas alguns foram escritos.
Pois bem, o fato é que JC entrava nos locais mesmo estando as portas fechadas e sumia do mesmo modo como aparecia, sem que eles percebessem como. A teologia ensina que a ressurreição de Cristo é o modelo da nossa ressurreição, assim o corpo glorificado de Cristo, o mesmo que ascendeu (ascensão) depois sob a vista deles, será tb o modelo do nosso corpo post mortem, quando tb ressuscitaremos.
Atentem bem: estou falando de corpo. Sim, porque existe uma idéia muito comum de que o corpo vai para o sepulcro e a alma vai para a eternidade. Essa afirmação é equivocada. O que vai para o sepulcro é o corpo=matéria, mas nós temos um substrato corporal que fica aderido ao espírito, de modo que nunca haverá uma separação total entre corpo e alma, nem mesmo após a morte. A ressurreição de Cristo é a prova disso: o corpo glorificado de JC nos antecipa como ficará a nossa forma corporal depois que deixarmos para trás o princípio material pelo qual nos identificamos neste mundo. Daí porque eu não aceito a teoria espirita de que o espírito retorna em outro corpo... o nosso corpo é um só e assim será sempre. Se nós reencarnássemos, teria que ser com o nosso próprio corpo, já que o espírito adere a um corpo permanentemente. Esse pensamento comum dentro do espiritismo é resultado de uma equivocada distinção, que tb era afirmada pela teologia antiga, que separava no homem o corpo e o espírito. Isso foi o resultado do aproveitamento da teoria de Aristóteles dentro do pensamento cristão. Ocorre que Aristóteles era pagão e, como os demais gregos, materialista. O aproveitamento da teoria de Aristóteles na doutrina cristã gerou essa interpretação equivocada acerca da relação corpo-espírito.
Então, a ressurreição de Cristo vem demonstrar para nós que o espírito nunca se separa por completo do corpo. O nosso ser espiritual (corpo+alma) é que se separa do suporte material que precisamos para nos manter e nos comunicar no mundo material. Tal como o corpo glorificado de Cristo era identificável para os apóstolos (não era o espírito de Cristo que aparecia para eles, pois espírito não come nem mostra feridas), assim todos nós seremos sempre identificáveis com a nossa forma humana, seja no mundo material, seja no mundo espiritual.
Tem um outro ponto do evangelho de hoje que eu queria comentar, mas como já escrevi muito, vou apenas mencionar, para reflexão de vcs. Diz o evangelista que: Jesus soprou sobre eles e disse - recebei o Espírito Santo, aqueles a quem perdoardes os pecados, etc.. o restante da frase todos conhecem. Ora, meus amigos, se JC disse: recebei o Espírito Santo naquela ocasião, então porque foi preciso acontecer o Pentecostes? será que JC não repassou para os apóstolos o Espírito Santo por inteiro? e no Pentecostes, o que foi mesmo que aconteceu? isso é só pra todos observarem que não se pode interpretar a leitura bíblica ao pé da letra, mas devemos sempre interpretar sistematicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário