sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Domingo da Páscoa - 24.04.2011 - a data da páscoa


Caros Confrades:
Neste domingo, reproduzo um trecho da mensagem de Páscoa dirigida pelo Papa aos peregrinos presentes em Roma nesta data:

Queridos irmãos e irmãs! Cristo ressuscitado caminha à nossa frente para os novos céus e a nova terra (cf. Ap 21, 1), onde finalmente viveremos todos como uma única família, filhos do mesmo Pai. Ele está conosco até ao fim dos tempos. Sigamos as suas pegadas, neste mundo ferido, cantando o aleluia. No nosso coração, alegria e sofrimento; na nossa face, sorrisos e lágrimas. A nossa realidade terrena é assim. Mas Cristo ressuscitou, está vivo e caminha connosco. Por isso, cantamos e caminhamos, fiéis ao nosso compromisso neste mundo, com o olhar voltado para o Céu.

Eu gostei do trecho onde ele disse: sigamos as suas pegadas neste mundo ferido cantando aleluia. A rigor, isso não é nenhuma novidade, porque tb no tempo de Cristo, o mundo tinha as suas chagas e assim continua em todos os tempos históricos. Mas a ressurreição de Cristo deve ser um perene símbolo da esperança de cicatrização das feridas do mundo e essas nunca deverão ser motivo pra deixarmos de entoar aleluia, pela certeza que Ele nos dá de que para nós a Sua ressurreição é a antecipação da nossa.
Hoje, eu estava lendo um folheto que me foi dado por um aluno (não sei qual a sua crença religiosa, mas com certeza, não é a católica) e nesse folheto, o autor do texto dizia que Cristo não celebrou a Páscoa, apenas convidou os apóstolos para uma refeição, num dia diferente da festa pascal, por isso a celebração da morte de Cristo deve ser feita com uma refeição simples, tal como ele fez com os apóstolos.
Indiretamente, o texto afirma que a celebração da Páscoa cristã é criação da Igreja Católica, porque a páscoa antiga é uma festa pagã. Isso, ao meu ver, tem um certo fundamento de verdade. Cristo não comemorou a Páscoa daquele ano em forma humana, porque a sua morte ocorreu antes dela. Por outro lado, com a sua ressurreição, Cristo reinventou a Páscoa, celebrando-a em forma divina. Isso não está escrito nos evangelhos, porque os apóstolos ainda não tinham despertado para essa associação entre Ressurreição e Páscoa. Esta idéia foi-se consolidando aos poucos nas comunidades eclesiais da base, com o desenvolvimento da reflexão teológica.
A Igreja-hierarquia demorou vários séculos para compreender isso, tanto assim que a definição da celebração da Páscoa só aconteceu no Concílio de Nicéia (325 d.C.), ou seja, foi só no século IV que a Igreja estabeleceu a marcação do domingo da Páscoa conciliando tradições divergentes que ocorriam até então, oficializando tb a relação entre Ressurreição de Cristo e Páscoa. Sob este aspecto, pode-se dizer que a celebração da Páscoa foi uma "invenção" da Igreja, mas a ressurreição de Cristo no primeiro dia da semana (como dizem as Escrituras) e no meio das comemorações da páscoa pagã é um fato histórico, ou seja, a Igreja não inventou isso.
Seguindo esse mesmo raciocínio, alguém poderá alegar que os judeus tb 'inventaram' a páscoa em 14 de nisã, de acordo com o calendário deles. Afinal, uma data precisava ser definida, foi o que fez o Concilio de Nicéia. A data, porém, é de menor importância. O mais importante é o fato comemorado e este fato, ressalta o Papa na homilia, não é simples especulação, mas verdade histórica confirmada por documentos e testemunhos tanto de cristãos como de não cristãos.
Por isso, meus amigos, felizes somos nós que acreditamos na Ressurreição de Cristo ou na Páscoa da Ressurreição, porque sem ela, nada mais faria sentido, como disse Paulo, pois tudo seria vão.
Renovados votos de Feliz Páscoa a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário